Último dia do Festival de Inverno Rio é dedicado aos diferentes gêneros da velha guarda da música brasileira
- Arthur Líbero
- 8 de ago.
- 3 min de leitura
Por Arthur Líbero
O último dia do Festival de Inverno Rio 2025 encerrou com chave de ouro o evento com a presença de alguns dos principais nomes da velha guarda da história da música brasileira. No palco, o samba, o rock e a MPB foram relembrados através de três nomes importantes de cada gênero: Alcione, Frejat e Caetano Veloso.
Alcione abriu os trabalhos apresentando o show da sua nova turnê que divulga o álbum “Alcione”, lançado no início desse ano e que conta com algumas canções inéditas e algumas releituras de sucessos famosos, como “Evidências”, fazendo uma sátira com um momento onde a própria cantora foi desafiada a cantar a canção em um programa de televisão anos atrás.

Ela cantou a música no palco do festival, além de clássicos como “Você Me Vira a Cabeça” e “Meu Ébano”, fazendo muita gente ficar com o samba no pé. No final da apresentação ela chamou a bateria da Mangueira para uma participação especial. Juntos, eles cantaram algumas canções, como “Exaltação à Mangueira”, samba de Beth Carvalho em homenagem à escola.
O guitarrista Roberto Frejat, que possui seu sobrenome como seu nome artístico, foi a segunda atração da noite e apresentou seu show rotineiro, que mistura batidas de dacing music com rock dos anos 1980. Canções do Barão Vermelho não ficaram de fora, como “Amor pra Recomeçar”, “Bete e Balanço” e “Puro Êxtase”, mas ele também tocou suas autorais como “Segredos”. Não faltaram as composições de Cazuza, como “Codinome Beija-Flor” e “Pro Dia Nascer Feliz” – essa última que encerrou o show.

Como faz há mais de dez anos desde que realiza suas apresentações solo, Frejat tocou uma canção de Tim Maia. Ele já chegou a performar sucessos como “Réu Confesso”, que tocou durante o Rock In Rio 2011. Para o festival de Inverno ele escolheu uma nova versão de “Me Dê Motivo” para homenagear o rei da soul music brasileira.
E para fechar a programação do evento, aconteceu um dos shows mais aguardados e inéditos do festival, que foi de Caetano Veloso. O artista que comemora 83 anos da quinta-feira, dia 7 de agosto, está fazendo uma série de shows para participar de alguns festivais ao redor do Brasil, como o Coala Festival, em São Paulo, o Coolritiba Festival, em Curitiba, o Na Praia Festival, em Brasília e o Rock The Mountain, em Itaipava. A apresentação conta com parte da banda de apoio que estava presente na turnê “Caetano e Bethânia”, que o cantor realizou com sua irmã, Maria Bethânia, entre 2024 e 2025. Caetano parece ter aproveitado não somente os músicos – que conta com o maestro Lucas Nunes, integrante do grupo Bala Desejo - mas também com parte do repertório da turnê histórica e trouxe para o palco clássicos como “Alegria, alegria”, “Reconvexo”, “Gente” e “Um Índio”.

O show contou com músicas com claras manifestações políticas, como no caso de “Podres Poderes” e “Fora de Ordem”, além de seu mais recente lançamento, “Um Baiana”, que faz uma crítica ao atual mundo que vive sob guerra de grandes potências mundiais, fazendo uma metáfora com o nome do grupo musical Baianasystem.

Um dos momentos mais emocionantes do show foi quando Caetano pegou o violão para dedicar às canções acústicas set para Preta Gil, que faleceu no último dia 20 de julho. A primeira foi “Cantiga de Ninar Moreno”, que, segundo Caetano, foi a música que Gilberto Gil cantou para filha durante o velório apenas na frente dos amigos e familiares. Em seguida, foi a vez de “Leãozinho”, que o artista só havia cantado pela última vez com Maria Bethânia no último show da turnê com sua irmã e, antes de voltar a cantar com a banda, tocou a primeira parte de “Sozinho”, a canção escrita por Peninha.
O show se encerrou da mesma forma como nos shows da turnê “Caetano e Bethânia”, com um grande clima de festa ao som de “Odara”, no bis, com Caetano deixando o palco enquanto a banda continuava tocando e a plateia dançava sem parar do lado de baixo.

O festival de Inverno Rio 2025 foi promovido pela peck produções e patrocinado por empresas como Enel e Globo. Ainda não foram confirmadas próximas edições do evento.




Comentários