top of page

Raimundos vai abrir shows do Guns N’ Roses no Brasil: entenda a relação entre as duas bandas

  • Foto do escritor: Arthur Líbero
    Arthur Líbero
  • 26 de set.
  • 3 min de leitura

Por Arthur Líbero


Os Raimundos anunciaram na última terça-feira (24) que serão a atração de abertura da próxima passagem do Guns N’ Roses no Brasil. Os shows vão acontecer em cinco cidades e marcam o retorno da banda de Axl Rose ao país após três anos.

 


Ao longo de seus quase quarenta anos, o Raimundos já passou por diferentes gerações de fãs do rock nacional. Seu destaque vai para as letras que tratam de temas banais da vida de forma cômica e irreverente.


Alguns de seus clássicos, como "Eu Quero Ver o Oco" e "Mulher de Fases", que são as queridinhas dos fãs, sempre fazem parte dos shows e, sem dúvidas vão estar presentes nas apresentações de abertura para o Guns N’ Roses. Mas, com certeza, algumas novidades, como o single mais recente, “Os Calo” estarão na setlist.


A relação entre o Guns N’ Roses e os Raimundos

Quando os Raimundos lançaram seu primeiro álbum, um disco homônimo em 1994, o Guns N’ Roses já era uma das bandas mais importantes e populares do mundo. Como para milhares de músicos ao redor do mundo, o Guns ajudou a influenciar o som dos Raimundos. "Abrir para a banda que me fez ser rockeiro", escreveu Caio Cunha, baterista da banda brasileira, ao falar sobre o convite para o show de abertura.


(créditos: reprodução/You Tube)
(créditos: reprodução/You Tube)

Musicalmente, o Guns ficou conhecido por equilibrar riffs pesados e explosivos (como em “Welcome to the Jungle”, “Paradise City”) com baladas melódicas de grande apelo popular (a exemplo de “Sweet Child O’ Mine”, “November Rain”). Essa combinação de peso e melodia também aparece no som feito pelos Raimundos, que souberam unir a agressividade do punk rock e do hardcore com refrões marcantes e acessíveis para o público rockeiro.


Mas a particularidade dos Raimundos está ao de inserir elementos regionais como o forró (que está presente em músicas como “Nega Jurema” e “Me Lambe”), criando algo único para os fãs de rock brasileiros.


Como vão ser os shows do Guns N’ Roses no Brasil?

O Guns N’ Roses está trazendo a turnê “Beacause You Want & What You Get Are Two Completely Different Things” para o país. Apesar do nome ser diferente, os shows do Guns N’ Roses costumam ser idênticos. Desde 2017 – quando Slash e Duff McKagan voltaram para a banda – a setlist é praticamente a mesma, com algumas alterações apenas no meio do show.

 

(créditos: reprodução/Getty Images/Kevin Mazur)
(créditos: reprodução/Getty Images/Kevin Mazur)

Pode-se esperar que clássicos como “Welcome To The Jungle”, “It’s so Easy” e “Chinese Democracy” estejam presentes na primeira parte da apresentação. Também não vão ficar de fora a famosa versão de “Live and Let Die”, além de outro apanhado de clássicos no final, como “Sweet Child o’ Mine”, “November Rain”, “Patience” e o final apoteótico com “Paradise City”.


Depois de cada show, os fãs vão passar por uma espécie de déjà vu que eles vivem desde meados de 2016 quando termina uma apresentação do Guns N’ Roses: vão questionar os vocais de Axl Rose, acharão o show longo demais (chegando a quase 3h de duração), mas vão elogiar as performances de Duff McKagan no baixo e, principalmente, de Slash na guitarra.


As apresentações vão acontecer no dia nos dias 21 de outubro em Florianópolis (Área Externa da Arena Opus), dia 25 de outubro em São Paulo (Allianz Parque), dia 28 de outubro em Curitiba (Pedreira Paulo Leminski), dia 31 de outubro em Cuiabá (Arena Pantanal) e 2 de novembro, em Brasília (Arena BRB).

Comentários


bottom of page