top of page

Djavan anuncia novo disco e turnê comemorativa

  • Foto do escritor: Arthur Líbero
    Arthur Líbero
  • 20 de ago.
  • 3 min de leitura

Por Arthur Líbero


Djavan anunciou nesta terça-feira (19), por meio de suas redes sociais, que está trazendo um presente para seus fãs com o objetivo de comemorar seus 50 anos de carreira em 2026. O artista vai lançar seu 26º disco e vai dar início a uma nova turnê.


Entre os ícones da MPB que não se cansam de surpreender sua velha guarda de fãs – como o caso de Marisa Monte, que recentemente anunciou uma série de shows com uma orquestra, ou Maria Bethânia que anunciou uma turnê comemorativa de 60 anos – agora Djavan também quer presentear seu público com dois projetos inéditos.


O novo álbum

O primeiro deles é um álbum que vai ser lançado no próximo dia 13 de novembro e se chamará “Improviso”. O anúncio em sua rede social diz que, “nosso alagoano preferido está dando os últimos retoques no seu 26º disco de inéditas”, dando a entender que o artista deve estar na etapa final da produção desse primeiro projeto.


A nova turnê

No final da legenda da mesma publicação que divulgava o lançamento do novo álbum de Djavan, um aviso: “E é claro, para alegria dos djafãs, que teremos uma turnê nova SUPER especial, que celebrará os 50 anos de carreira do artista”. Ainda não foram divulgadas informações sobre essa turnê e nem se a setlist dos shows será baseada no seu próximo lançamento ou contará com canções de toda a sua carreira.




A última turnê de Djavan foi “D”, iniciada em 2022 e que marcou o retorno do artista aos palcos no período pós-pandemia e foi um sucesso de bilheteria. O primeiro show aconteceu no Rock In Rio daquele ano e também foi apresentado em festivais como João Rock, Coala Festival, Rock The Mountain e “Queremos!”, além de uma apresentação gratuita na Praia de Copacabana.


(créditos: reprodução/O Progresso)
(créditos: reprodução/O Progresso)

A carreira de Djavan

O ano era 1976 quando Djavan lançava seu primeiro projeto, “A Voz, o Violão A Música de Djavan”, marcando o lançamento de sucessos atemporais como “Flor de Lis” e “Fato Consumado”. O disco o projetou nacionalmente e abriu caminho para uma carreira consolidada, marcada pela mistura de MPB, jazz e ritmos regionais, que mais tarde lhe renderia reconhecimento internacional e parcerias com artistas como Stevie Wonder e Caetano Veloso.


Após sua estreia, o alagoano lançou “Djavan” (1978), também conhecido como "Ocioso", que trouxe músicas como "Meu Bem Querer", consolidando sua identidade musical. Já nos anos 1980, o artista atingiu projeção internacional com “Luz” (1982), gravado em Los Angeles, com participações de Stevie Wonder e Ernie Watts, gerando clássicos como “Samurai”, “Oceano” e “Pétala”.


Djavan e Stevie Wonder se encontram em 1982 (créditos: reprodução/Facebook/Djavan)
Djavan e Stevie Wonder se encontram em 1982 (créditos: reprodução/Facebook/Djavan)

Nos anos 2000, vieram álbuns como “Milagreiro” (2001) e “Matizes” (2007), mostrando sua versatilidade entre a MPB, o jazz e ritmos afro-brasileiros.

Mais recentemente, Djavan lançou “Rua dos Amores” (2012), “Vidas pra Contar” (2015) e “Vesúvio” (2018), sempre apresentando canções inéditas e mantendo seu prestígio na música brasileira. “D”, seu 25º álbum de carreira, marcou seu retorno aos estúdios e celebrou mais de quatro décadas de contribuição à música brasileira.


Agora, os fãs aguardam com ansiedade para saber como Djavan irá se reinventar novamente em um novo projeto que marcará o possível início de uma nova era na sua carreira.


Foto Capa: reprodução/djavan.com

 
 
 

Comentários


bottom of page