top of page

De Ney Matogrosso a Luísa Sonza: Festival de Verão de Salvador anuncia atrações para a edição de 2026

  • Foto do escritor: Arthur Líbero
    Arthur Líbero
  • 20 de ago.
  • 3 min de leitura

Por Arthur Líbero


O Festival de Verão de Salvador anunciou nesta terça-feira (19) as novidades da próxima edição que já está marcada par acontecer nos dias 24 e 25 de janeiro de 2026 em um novo local: o Espaço Wet, na Avenidada Paralela, em Salvador.


O novo endereço


Desde a sua criação, em 1999, o Festival de Verão acontecia no Parque de Exposições de Salvador, mas entre os anos de 2016 e 2020, o evento passou a ser realizado na então recém-inaugurada Arena Fontenova. Porém, a inclusão de um palco adicional para o festival fez o evento retornar ao local anterior, onde aconteceram as edições de 2023 até 2025.


Como funcionam os shows?


(créditos: reprodução/Instagram/@festivalverao)
(créditos: reprodução/Instagram/@festivalverao)

Os shows são divididos em dois palcos e a maioria das apresentações é comandada por um artista principal que convida um outro nome para uma participação especial. Em edições anteriores, já houveram shows como “Jão convida Gustavo Mioto”, “Ivete Sangalo convida Luedji Luna”, “Iza convida Liniker” e “Gloria Groove convida Péricles”. A ideia dessa mistura é fazer com que artistas de diferentes gêneros musicais se juntem para uma colaboração ao vivo inédita, algo parecido com o que já acontece no palco Sunset do Rock In Rio. Não por acaso, o curador do Festival de Verão de Salvador é um dos curadores do festival carioca, o produtor musical Zé Ricardo. “Eu busco sempre artistas que conseguem se superar e fazer mais, dando um passo maior para entregar para o público”, destacou ele em uma coletiva de imprensa para divulgar a próxima edição do festival baiano.


Artistas confirmados para a próxima edição


Sábado, 24 de Janeiro:

Rachel Reis convida Marcio Victor

Carlinhos Brown

Ney Matogrosso

Caetano Veloso

Dominguinho: João Gomes, Mestrinho e Jota.pê

Ivete Sangalo


Domingo, 25 de Janeiro:

Péricles

Wesley Safadão convida Elba Ramalho

Léo Santana

Luísa Sonza

Belo

Teto e Wiu


Momentos marcantes do Festival de Verão de Salvador


O Festival de Verão de Salvador é um dos eventos mais importantes e tradicionais da cidade, mas o que o torna único, muitas vezes, é a mistura de dois fatores especiais: os shows nacionais inéditos e a vinda de artistas estrangeiros em terras nordestinas.

Entre os artistas internacionais que já pisaram no palco do evento estão James Blunt, Kesha, Ceelo Green, Men At Work, Big Mountain, Alanis Morissette, Gloria Gaynor, Bem Harper e Ne-yo.


Ne-yo no Festival de Verão de Salvador 2014 (créditos: reprodução/iBahia)
Ne-yo no Festival de Verão de Salvador 2014 (créditos: reprodução/iBahia)

Além disso, o evento já celebrou momentos icônicos da música brasileira, como quando Caetano Veloso cantou o álbum “Transa” ao vivo 52 anos após o lançamento da primeira versão original, em 1972.


Já no ano que celebrava a 15ª edição do festival, Ivete Sangalo, a única artista que participou de todas as edições do evento desde a sua criação, dançou valsa de debutante no palco com direito a Gilberto Gil como príncipe. Em 2024, a própria artista celebrou seus 30 anos de carreira com um show inédito.


O que esperar da edição de 2026?


A 27ª edição do Festival de Verão de Salvador parece ser uma grande mistura de gerações, com nomes que variam de Ney Matogrosso e Caetano Veloso até Teto e Luísa Sonza. Talvez o encontro mais ousado da edição seja o de Elba Ramalho, uma das principais vozes nordestinas dos anos 1980 com o cantor Wesley Safadão, a sensação da música sertaneja que conquistou milhares de fãs entre os anos de 2015 e 2017 e hoje possui uma fã-base sólida.


Além disso, o encontro “Dominguinho” vai ser uma boa oportunidade para quem puder conferir a parceria que une os artistas João Gomes, Jota.pê e Mestrinho com o que cada um tem de melhor para oferecer, que são as boas releituras que eles dão a clássicos conhecidos da MPB e do forró. O nome do projeto, que faz referência ao álbum de mesmo nome, remete à ideia de que as canções que são cantadas/tocadas por eles remetem à um dia de domingo.


 

A venda de ingressos para o Festiva de Verão de Salvador começam no próximo dia 5 de setembro pelos canais oficiais do evento. Mais informações sobre o Festival de Verão de Salvador podem ser conferidas no site oficial e em suas redes sociais.


Foto Capa: reprodução/Instagram/@caetanoveloso;@ivetesangalo;@luisasonza;@neymatogrosso

 
 
 

Comentários


bottom of page