top of page

Black Pantera grava próximo DVD no Circo Voador na véspera do Dia da Consciência Negra

  • Foto do escritor: Arthur Líbero
    Arthur Líbero
  • 15 de out.
  • 2 min de leitura

Por Arthur Líbero


Uma das bandas de thrash metal que mais vêm ganhando ascensão nos últimos anos, o Black Pantera vai gravar, na quarta-feira 19 de novembro, às 20h, seu primeiro projeto audiovisual no Circo Voador, a lona de shows mais tradicional do Rio de Janeiro, localizada nos Arcos da Lapa.


A data escolhida para a gravação do projeto não vem por acaso e marca dez anos após o primeiro lançamento do trio, "Project Black Pantera", em 2015, além de anteceder o feriado dedicado ao Dia da Consciência Negra.



Metal e ativismo no Black Pantera

O Black Pantera é conhecido por ser uma banda que vai além do entretenimento e trata de causas sociais — principalmente a luta contra o racismo. Desde o início da trajetória, o grupo busca trazer representatividade ao cenário do rock nacional, com letras que abordam temas como opressão, racismo e injustiça social, inspirados por outros grupos nacionais e estrangeiros, como Bad Brains e Living Colour, nos Estados Unidos, e Devotos, em Recife.


(créditos: reprodução/RockInRio)
(créditos: reprodução/RockInRio)

Sua formação conta com Charles Gama (guitarra e vocal), Chaene da Gama (baixo e vocal) e Rodrigo “Pancho” Augusto (bateria). O trio se formou em 2014, em Uberaba, Minas Gerais. A banda já tem alguns discos e EPs lançados, mas os álbuns lançados no período pós-pandemia consolidaram o grupo como um dos mais influentes do rock nacional: "Ascensão" (2022) e "Perpétuo" (2024). Foi também a partir dessa época que eles passaram a integrar o line-up dos grandes festivais no Brasil.


O Black Pantera nos grandes festivais

Em 2022, o trio fez o show de abertura do palco Sunset do Rock in Rio ao lado dos Devotos. No ano seguinte, eles foram atração do Lollapalooza Brasil. Já em 2024, voltaram ao Rock in Rio em um show no palco Supernova — que contou com a participação de Dona Guiomar, mãe de Charles Gama, para quem ele dedicou a música "Tradução".


Em 2025, o grupo se apresentou no The Town e, após vários pedidos dos fãs, ganhou um horário de destaque no recém-inaugurado palco Quebrada. Eles ainda receberam uma “propaganda” do vocalista Clemente, durante o show da banda Inocentes, que se apresentava no palco The One — um dos principais do evento.


Já no Knotfest Brasil, o festival realizado pela banda Slipknot, o Black Pantera marcou presença em duas edições: em 2022 e 2024, abrindo para bandas internacionais. Outra ocasião em que eles abriram para uma banda referência foi na primeira passagem da turnê de despedida do Sepultura por São Paulo, no Espaço Unimed, em 2024.


Black Pantera no Rock In Rio 2024 (créditos: reprodução/RockInRio)
Black Pantera no Rock In Rio 2024 (créditos: reprodução/RockInRio)

Para o público que curte thrash metal e rock em geral, o show no Circo Voador será uma ótima oportunidade para conhecer uma banda elogiada por suas performances ao vivo. Essa também é a chance de acompanhar o primeiro DVD produzido e realizado pelo próprio trio, que vem conquistando a cena do metal em todo o país. Os ingressos estão à venda no site oficial da Eventim.



Foto Capa: reprodução/Instagram

Comentários


bottom of page