Backstreet Boys no Brasil: conheça as situações inusitadas vividas pela boyband no país
- Arthur Líbero
- há 2 dias
- 3 min de leitura
Por Arthur Líbero
Uma das boybands que mais marcantes da geração que ouvia música pop no início dos anos 2000 é o Backstreet Boys. Eles, junto de grupos como o FIVE ou o ’N Sync, dominaram os MP3 de vários jovens com canções que falavam, principalmente, sobre relacionamentos. No caso deles, músicas como “I Want It That Way”, “Everybody" “As Long As You Love Me” e “Shape of My Heart” estouraram no mundo inteiro e se tornaram primeiro lugar em várias paradas musicais.
No próximo dia 12 de setembro eles serão headliners do festival The Town, em São Paulo, marcando seu sétimo encontro com os fãs brasileiros. Mas a história deles com o país já é antiga e inesquecível para milhares de pessoas que eram fãs dos garotos no ano de 2001. Vamos relembrar como a primeira vinda do grupo norte-americano foi marcado por situações surreais e inusitadas.

A primeira vinda dos Backstreet Boys ao Brasil
A história Backstreet Boys com o Brasil é bastante curiosa. Em sua primeira vinda ao país, no ano de 2001, para shows no Estádio do Morumbi, em São Paulo, e no Maracanã, no Rio de Janeiro, o apresentador Gugu Liberato, que na época apresentava o programa “Domingo Legal”, teve a ideia de televisionar a chegada da boyband e colocá-los dentro de um ônibus municipal junto com uma repórter que foi entrevistando os integrantes ao longo do percurso entre o aeroporto e o hotel Le Méridien (atual Hotel Hilton), em Copacabana, onde ficariam hospedados. A ideia é que eles fossem recepcionados pelos fãs na porta do local. O resultado foi a reunião de cerca de 20 mil fãs na Avenida Atlântica, impedindo que o ônibus estacionasse para que os artistas desembarcassem.
E não parou por aí. Ao conseguirem ingressar no hotel, eles subiram para o terraço, onde encontraram com apresentador que começou a fazer uma série de perguntas. Porém, uma delas foi a mais polêmica. Diante do grande dilema a respeito da vida sexual dos jovens artistas dos anos 2000 (como Sandy & Junior e Britney Spears), o então apresentador do SBT perguntou se os artistas ainda eram “virgens”. Foi então que Kevin Richardson, em tom de brincadeira, respondeu que “não somos virgem se tratando de Brasil”. O episódio é comentado até hoje pelos integrantes do grupo, que tratam o país com muito carinho. Assita o programa na íntegra.
Mas não foi só no SBT que os artistas passaram por uma “saia justa” na hora da entrevista. Na TV Globo, André Marques, repórter do extinto programa Vídeo Show, decidiu ajudar as fãs que esperavam os ídolos na porta do hotel e entregar os presentes que elas estavam tentando entregar para eles. Entre os objetos estavam ursos enormes, “pedras” brasileiras e até um maracujá dentro de um pote de sorvete. Confira o momento.
Como surgiram os Backstreet Boys?
A trajetória dos cinco integrantes começou diante de uma paixão e um desejo em comum: a música e a vontade de fazer sucesso. O grupo foi formado no início dos anos 1990 por Howie Dorough e AJ McLean em Orlando, na Flórida, onde todos nasceram e cresceram. Pouco tempo depois, em uma audição, eles descobriram Nick Carter e então formaram um trio. Os primos Kevin Richardson e Brian Littrell só vieram depois quando se mudaram para a mesma cidade do então trio.
A primeira Boyband em um festival brasileiro
Entre todas as boybands que já tocaram no Brasil, o Backstreet Boys deve ter o maior número de visitas ao país. Foram seis vezes no total: 2001, 2009, 2011, 2015, 2020 e 2023. Porém, eles nunca se apresentaram em um festival brasileiro e, vale lembrar, que é muito raro ver boybands e girlbands se apresentando em palco de festivais (principalmente grupos de k-pop).

O The Town, o Lollapalooza e o Rock In Rio, apesar de já terem recebido praticamente todas as maiores bandas do mundo, nunca receberam nenhuma boyband. Portanto, será a primeira vez que um grande festival brasileiro contará com um grupo de cantores sendo headliners do palco principal.
O que esperar do show?
Atualmente, eles estão realizando o show "Into the Millennium", que é uma residência de apresentações no Sphere, em Las Vegas celebrando os 25 anos do álbum “Millennium”. Possivelmente, a apresentação no The Town será parecida com o esse espetáculo.

As últimas apresentações do grupo no Brasil duraram em torno de duas horas – o mesmo tempo médio de um headliner do palco Skyline – portanto, essa deverá ser a duração do show.
Foto Capa:
Imagem 1 - reprodução/thehollywoodreporter
Imagem 2 - reprodução/youtube
Comentários